Chapa 3 apoiada pela INTERSINDICAL vence eleições de eletrecitários no RJ

Ainda não temos noção do peso que está vitória vai trazer pro movimento sindical do Rio de Janeiro, mas sabemos que foi um feito e tanto. Este sindicato tem atuação em 16 cidades, e tem como base importantes setores estratégicos, como a AMPLA de Niterói e São Gonçalo (atual empresa de energia privatizada, antiga CERJ), e as Usinas Nucleares de Angra I e II. Nosso objetivo agora é formar a militância que estará no sindicato, que tem pouca tradição sindical no sentido de direção, apesar da maioria atuar já em associações atualmente. A chapa tem um perfil híbrido, juntando aposentados, militantes da base, e engenheiros, que em Niterói tem uma tradição interessante. A vitória não foi de uma chapa socialista, mas claramente seu perfil é de mudança, e a dinâmica que demos no processo foi de crítica a privatização da CERJ (o que gerou retaliação por parte da AMPLA), critica a reforma da previdência e a retirada de direitos, etc.

Outro ponto importante foi que a chapa 1, entrou com uma ação na justiça visando impugnar 2 urnas. Se estas urnas fossem impugnadas, a chapa 2 ganharia por 5 votos, pois uma destas era a urna da ATAERJ em Niterói, local onde tivemos 179 votos. Mas depois da declaração do resultado, a chapa 1 afirmou que vai retirar o processo na justiça, já que a liminar concedida não impugnava as urnas. Tendo isso em vista, o Membro da OAB que foi presidente da junta apuradora declarou a nossa chapa, a 3, enquanto vitoriosa, sob protestos da chapa 2.

Agora é comemorar e nos organizar para os novos desafios que virão.

Vinicius Codeço (federação dos bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo e Rodrigo Dias ,( membros da Comissão Eleitoral indicados pela Chapa 3 – Mudar, Integrar e Vencer! Oposição de Verdade!