Solidariedade: A Intersindical está junto com os trabalhadores franceses na luta por nenhum direito a menos e avançar nas conquistas

Os trabalhadores na Continental na indústria de pneus em Clairoix na França em luta desde o final de 2008 por direitos, salário e emprego deram uma demonstração muito clara para a classe trabalhadora além das fronteiras das nações de que não é possível pacto entre desiguais.

O Capital buscando cada vez mais aumentar e concentrar lucro, ataca os trabalhadores tentando de todas as formas diminuir o preço pago à força de trabalho.

Esse é o exemplo da Continental que com a ameaça de fechamento da fabrica conseguiu o apoio de entidades sindicais que deveriam estar junto com os trabalhadores, mas atuam no sentido de defender os interesses dos patrões. Em 2000 a Confederação dos Trabalhadores Cristãos aceitou um acordo que aumentava a jornada de trabalho de 35 horas para 40 semanais, como justificativa a manutenção do emprego até 2012.

No inicio de 2009 a empresa anuncia sua decisão de fechar a fabrica na França e se transferir para outras regiões onde pudesse encontrar força de trabalho mais barata ainda.

A partir daí os operários na Continental se somam as manifestações e greves gerais na França e mesmo após essas mobilizações se mantêm em luta em defesa dos direitos, salários e emprego.

Rapidamente o Estado entrou em ação para defender os interesses do Capital e hoje 6 operários que trabalhavam na Continental estão sendo perseguidos pela empresa através de processos criminais que os levaram até a prisão no ano passado.

A Intersindical- Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, organização nacional de vários Sindicatos, Oposições e coletivos no Brasil, se soma a luta desses operários.

Uma luta por direitos, mas que vai, além disso, uma luta de enfrentamento contra o Capital que se enriquece na exata medida de nossa miséria, uma luta contra o Estado uma das principais ferramentas dos patrões para garantir seus interesses, uma luta que desvela também o papel nefasto de várias organizações sindicais que em nome dos trabalhadores aceitam acordos de redução de direitos e salários e se transformam cada vez mais em instrumentos submissos ao Capital.

Rompendo as cercas das nações estamos juntos com os operários que apesar de todas as dificuldades seguem resistindo e lutando.

• PELO FIM DOS PROCESSOS CONTRA OS 6 OPERÁRIOS
  • EM DEFESA DOS DIREITOS DOS OPERÁRIOS EM LUTA NA CONTINENTAL
  • POR NENHUM DIREITO A MENOS, PARA AVANÇAR NAS CONQUISTAS NOSSA LUTA É INTERNACIONAL.