No dia 10 de março, mais de 450 trabalhadoras têxteis de Blumenau/SC reuniram-se no Sindicato para discutir sobre os problemas que sofrem as mulheres no dia a dia.
A opressão e exploração a que são submetidas nos locais de trabalho, serviço doméstico, violência, foram as principais discussões desse importante Encontro, onde as trabalhadoras mesmo num dia em que estavam indo ou voltando do trabalho estavam com muita disposição para a luta.
No Encontro a importante conclusão de que os ataques sofridos pelas mulheres devem ser enfrentadas numa luta geral da classe trabalhadora, pois o Capital e seu Estado se utilizam da desigualdade imposta socialmente para aumentar a exploração contra mulheres e homens trabalhadores.
Portanto uma luta de classes e as trabalhadoras têxteis estão se colocando em movimento mais uma vez junto ao conjunto da classe trabalhadora.
Trabalhadoras que em 2008 foram fundamentais para construir a forte greve que parou a produção nas empresas do ramo têxtil em Blumenau por aumento salarial e melhores condições de trabalho.
E nesse ano uma das principais lutas é pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Esse Encontro é parte das atividades em que a Intersindical esteve presente dentro das mobilizações que realizamos no mês de março. Das lutas especificas a luta geral da classe trabalhadora. Mulheres e homens trabalhadores por nenhum direito a menos e avançar nas conquistas. Das lutas cotidianas a busca por uma outra sociedade onde ser diferente não signifique ser desigual, uma sociedade socialista.