Na noite desta terça-feira (19/07) vários Centros Acadêmicos da UFMT se reuniram na sede do Centro Acadêmico de Letras para organizar uma frente de luta contra os ataques da prefeitura e dar início a uma série de atividades encabeçadas pelas entidades estudantis.
Na semana passada foi sancionada uma lei que privatiza a SANECAP. No mesmo dia que a lei foi aprovada, o prefeito em exercício Julio Pinheiro, disse que o passe livre também seria modificado.
Tendo em vista os vários ataques da prefeitura, o Movimento Estudantil se reuniu para começar uma Frente de Luta contra todos os ataques que retiram o direito dos estudantes e trabalhadores. Mais de 10 centros acadêmicos participaram da primeira reunião. Outros CAs de universidades particulares também participarão da Frente.
O Diretório Central dos Estudantes da UFMT não se posicionou sobre essas pautas e não convocou nenhuma discussão. Os partidos que votaram a favor da privatização são os mesmos partidos que hoje dirigem a entidade. Portanto, os CAs se uniram para organizar uma frente que irá fazer de fato uma luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.
A próxima reunião da Frente de Luta dos Centros Acadêmicos em Defesa do Passe Livre e da SANECAP ocorre na quinta (21/07) na sede do Centro Acadêmico de História as 18h.