Com o objetivo de debater a situação do serviço público nacional e a importância dos trabalhadores do serviço público para o processo de reorganização da classe trabalhadora brasileira, acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, o primeiro encontro dos trabalhadores do estado da Intersindical em Curitiba.
Vivemos, organizamos e participamos nos últimos anos uma série de greves e manifestações diversas dos trabalhadores do Estado nas suas diversas áreas. Todo esse processo de mobilizações recentes, com destaque para última greve do funcionalismo público federal e as greves na educação, foi o saldo de mais de 20 anos de ataques aos direitos dos trabalhadores do estado em nosso país. Desde as condições de trabalho à desvalorização salarial e da carreira, motivaram as diversas reações desse ramo importante da classe trabalhadora brasileira.
Analisar essa conjuntura para nos organizarmos ainda mais e melhor para o próximo período, esse é um dos objetivos centrais do encontro desse fim de semana.
Combinada a essa análise, teremos também tempo e espaço para a troca das experiências de organização sindical que vem sendo realizadas pela Intersindical no serviço público.
Confira a programação abaixo:
Encontro dos Trabalhadores do Estado da Intersindical
Programação:
24/11 (sábado)
Manhã:
8h-9h:30 – Café e credenciamento
9h30-10h – Mesa de abertura
10h-12h:30 – Mesa de conjuntura (25 anos pra trás e olhando pra agora e pra frente)
Aprofundar o balanço dos últimos 25 anos do serviço público no país: privatizações, terceirizações, produtividade, intensificação, gratificações/desvalorização salarial.
12h30 – 13h30 – Almoço
Tarde:
14h às 16h – grupos de debate sobre pautas que nos unificam nas especificidades – os que elencamos: Educação/PNE, Saúde/SUS/Previdência (levantaremos outros pontos no dia, caso necessário).
16h:30 às 18h – plenária com síntese dos consensos e dos pontos a se aprofundar tirados nos grupos. O que for consenso encaminhamos e o que for para aprofundar encaminhamos para aprofundar tirando responsáveis/metodologia.
25/11 (domingo)
Manhã
9h-11h30 – Mesa de debate (troca de ideias sobre experiências de OLT e de trabalho sindical no serviço público)
Experiências que já se dispuseram a fazer esse debate:
Rio Grande do Sul – SIMPA
Paraná – SISMMAC
11h30-12h30 – painéis sobre os outros pontos: política de comunicação sindical, experiências organizativas, etc.
A ideia é que onde temos trabalho sindical/oposição possamos socializar as experiências que estamos desenvolvendo nesses diversos aspectos organizativos.
Todos estão convidados a trazerem suas experiências.
Encerramento do Seminário
Para + informações deixe nos um recado no blog que retornaremos.