Por SINTCOM/PR – Março/2014
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR), se solidariza com a importante e justa luta dos garis do Rio de Janeiro neste início de 2014. O salário base de R$ 874,00 (se for dado apenas o reajuste proposto pela empresa) não chega ao mínimo da necessidade de uma família trabalhadora, ainda mais numa das cidades que tem o custo de vida mais alto do mundo, como o Rio de Janeiro. É absurdo, também, ser necessário uma greve tão dura para conseguir hora extra para o trabalho em finais de semana e feriados.
Diante deste cenário, a posição do sindicato da categoria demonstra que ele está do lado dos patrões e não dos trabalhadores, uma vez que freia a luta ao invés de organizar os garis. A mobilização feita sem ajuda do sindicato mostra a falência destes parasitas que tentam enganar os trabalhadores e fazem o papel da empresa no movimento sindical.
Essa movimentação dos trabalhadores de atropelar seus sindicatos para encampar a luta começa a ser recorrente. Em fevereiro deste ano, acompanhamos a greve dos rodoviários de Porto Alegre que, à revelia da direção do sindicato, encampou a greve e manteve 100% de paralisação por 12 dias (a greve teve 15 no total). Na categoria dos trabalhadores dos Correios, também tivemos esta experiência, já que o sindicato dos trabalhadores dos Correios da Bahia tentou dar um golpe e acabar com a greve no estado, mas os trabalhadores fizeram um abaixo assinado com mais de 600 assinaturas e retomaram a paralisação pela base.
A força da classe trabalhadora está na sua capacidade de produzir. De braços cruzados os trabalhadores demonstram a importância que possuem, pois sem os garis a cidade fica um caos e isso deve ser reconhecido pela sociedade. A categoria deve receber um salário adequado para melhorar sua condição de vida! Todo apoio a greve dos garis do Rio de Janeiro!
Sintcom-PR