[Metal Campinas e Região]Greve na Benteler faz parar produção em montadoras e arranca conquistas

Por Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região

Benteler: greve arranca conquistas

Quinta, 22 Maio 2014 16:42

Depois de oito dias com a produção de autopeças totalmente parada, e acarretando paralisações em diversas montadoras de veículos pelo país, como a Honda, Toyota, GM, Mercedes-Benz, Ford e Audi, a Benteler teve de entrar em acordo com o Sindicato sobre as reivindicações dos trabalhadores.

Em assembleia nesta tarde (22), os cerca de mil trabalhadores que, desde o dia 15/05, estavam em greve por pagamento da PLR, melhores condições de trabalho, e também contra as demissões de companheiros adoecidos pelo trabalho, aprovaram a proposta negociada com a empresa.

Com a greve, os trabalhadores conquistaram antecipação de R$ 6 mil de PLR, que continuará em discussão sobre o valor da segunda parcela; a retomada do Plano de Cargos e Salários (PCS) a partir de agosto; e a reintegração dos companheiros que foram demitidos, e que tinham o código B-91 reconhecido pelo INSS.

No acordo também ficou garantida a estabilidade de 80 dias.

 

Benteler: greve faz parar produção nas montadoras

Quinta, 15 Maio 2014 16:43

Os cerca de mil trabalhadores na Benteler decidiram entrar em greve por pagamento da PLR, por melhores condições de trabalho e também contra as demissões de companheiros adoecidos pelo trabalho.

Depois de várias reuniões entre Sindicato e empresa, que terminaram sem acordo, os trabalhadores aprovaram em assembleia no dia 12/05, o estado de greve.

No dia 15/05, a greve foi iniciada por tempo indeterminado.

Efeito Cascata

As montadoras Honda, instalada em Sumaré, e Toyota, em Indaiatuba, que juntas empregam 5,5 mil trabalhadores já sentem a falta de peças e, por isso, pararam a produção na tarde de 20/05.

A GM em São Caetano e em São José dos Campos; a Mercedes-Benz, em São bernardo do Campo; a Ford, na Bahia e a Audi, no Paraná também pararam a produção por falta de peças.