Por Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Na audiência realizada no dia 09/05, no Tribunal Regional do Trabalho, novamente os representantes da Sankyu insistiram em não pagar o que devem aos trabalhadores e o Tribunal só fez uma proposta de aumento no abono.
O desembargador propôs abono de R$ 1.100,00 em 2 vezes, proporcional aos meses trabalhados em 2015, inclusive para os demitidos depois da data base (novembro) mas manteve o reajuste de 0%.
A empresa tem até sexta feira, dia 13/05, para se posicionar frente a proposta do desembargador.
O Sindipa foi firme na defesa dos direitos, mostrando que a Sankyu segue a cartilha da USIMINAS de tentar reduzir os salários não pagando sequer as perdas salariais acumuladas. Reforçamos que não concordamos apenas com o abono e mostramos o quanto os trabalhadores já perderam.
Nas empreiteiras a tentativa de calote continua: as demais empreiteiras também continuam seguindo na tentativa do calote nos salários dos metalúrgicos. Todas tentam não pagar o total das perdas acumuladas e nada de aumento real.
A Engimap teve coragem de propor, em reunião realizada no dia 10/05, só R$ 10,00 a mais no abono. Esse desrespeito já foi rejeitado pelo Sindicato.
Além das ações judiciais, o mais importante é não abaixar a cabeça para a pressão dos patrões e juntos aumentarmos a mobilização em defesa dos salários e dos direitos.
Veja abaixo as datas das próximas reuniões:
CMI Brasil – 16/05
Dissídio da Convaço – 17/05
Magnesita – 18/05
Harsco – 19/05
Mediação Magnesita no MTE – 23/05