Por Oposição Metalúrgica de Gravataí
A GM, através dos líderes, reuniu os operadores e disseram que se aceitássemos o lay-off não seria preciso haver demissões, pois se a produção ainda estivesse em baixa esse ano, os outros turnos entrariam em lay-off.
Desde o ano passado a empresa está demitindo em massa, e nos últimos meses tem demitido colegas do 1º e 2º turno e puxando colegas do 3º turno. Assim ficou na cara que a intenção da empresa era demitir o 3º turno.
Mais uma vez a GM mostra o verdadeiro caráter dos patrões, está demitindo os nossos colegas covardemente por correspondência.
Todo mundo percebeu qual era a jogada da GM. A direção do Sindicato fingiu mais uma vez que não viu pra não fazer nada e agora está agindo da mesma forma que fez com o calote do nosso PPR: vai esperar a GM fazer o que quiser com os trabalhadores pra depois dizer que não concorda!!
O QUE ESTÁ SENDO ESCONDIDO DE NÓS, TRABALHADORES DO CIAG?
Por que a GM está tão empenhada em demitir os trabalhadores que estão no teto, ou que estão quase no teto?
Vocês lembram que o prazo pra chegar no teto antes era de 2 anos, depois os pelegos assinaram um acordo com a GM pra aumentar pra 5 anos, e finalmente em 2014 fizeram um acordo aumentando pra 10 anos, ou seja, um teto de faz-de-conta, que os trabalhadores jamais irão chegar, pois todo mundo sabe que a grande maioria não fica nem 4 anos na empresa.
O sindicato disse para aceitarmos porque não faria diferença pra nós, só faria diferença pra quem ia ser contratado… Mentira! É por causa desse acordo que a empresa quer demitir quem já chegou no teto ou está perto.
E isso é o que a Força Sindical faz de melhor, fazer acordos pra retirar direitos dos trabalhadores e beneficiar os patrões!
ALGUÉM POR ACASO VIU O ACORDO DO LAY-OFF ASSINADO PELA DIREÇÃO DO SINDICATO?
Essas demissões já estavam planejadas desde antes de começar o lay-off.
Se vocês procurarem na internet vão ver que normalmente os sindicatos negociam uma multa para caso o trabalhador seja demitido durante o lay-off ou até 3 meses depois. Está na lei do lay-off que essa multa deve ser acordada com o Sindicato.
Pois os pelegos não negociaram nenhuma multa em caso de demissão. A empresa só é obrigada a pagar o mínimo por lei que é 1 salário nominal. Qualquer sindicato que seja do lado dos trabalhadores teria negociado que a multa seria de pelo menos 5 salários!! E lutaria contra as demissões em massa.
Esses pelegos que estão no sindicato sempre fazem acordos retirando os nossos direitos e ameaçam que se não aceitarmos vai ter demissão. A empresa demite do mesmo jeito e eles não fazem nada.
Nunca colocaram num Acordo Coletivo nada que impeça demissão, apenas coisas que prejudicam o peão!
CHEGA DAS EMPRESAS FAZEREM O QUE QUISER COM A GENTE!!
CHEGA DESSES PELEGOS NO SINDICATO QUE SÓ FAZEM O QUE BENEFICIA O PATRÃO, FAZ ACORDOS PELAS NOSSAS COSTAS E ESCONDE DA GENTE!!
POR UM SINDICATO QUE SEJA DO PEÃO, E NÃO DO PATRÃO!