Por Enfermagem na Luta – Oposição Sinpen-MT
No dia 18 de agosto de 2016 foi feita a mobilização das trabalhadoras (es) da enfermagem, técnicos e auxiliares, organizados como Oposição ao sindicato, cujos direitos foram retirados com a aprovação do atual PCCV (Plano de cargos, carreiras e vencimentos) da categoria – chamado de “PCCV da Escravidão”. No dia 1º de abril o PCCV foi aprovado na câmara dos vereadores, com o apoio do SINPEN-MT.
Os técnicos e auxiliares tiveram perdas salariais, e desde o início da tramitação na câmara de vereadores, a Oposição se posicionou contra, manifestando sua posição ao SINPEN-MT e aos vereadores. As perdas consistem em:
- modificação da carga horária de acordo com a vontade do prefeito;
- congelamento do enquadramento (está vedada qualquer movimentação horizontal até 2018);
- farsa da conteplação da Revisão Geral Anual;
- perda de prêmio saúde;
- extinção do adicional de qualificação.
Mas não houve desistência da luta: mesmo após a aprovação a Oposição está se organizando política e juridicamente para barrar o PCCV! E no dia 18 de agosto a mobilização teve como objetivo pressionar a câmara de vereadores para revogar o PCCV, porém não houve sessão. Foi decidido coletivamente ir ao pronto socorro municipal em carreata, para dialogar os profissionais de plantão.
Além desta ação, é essencial a retomada do SINPEN-MT para os trabalhadores! A atual direção do sindicato está compromissada com os políticos e omissa com a categoria.
Além do apoio de alguns vereadores e do COREN-MT, também está apoiando esta ação os sindicatos: SINDIMED-MT/ SINETRAN-MT / SINTECT-MT e a INTERSINDICAL.
Próximos passos
Nesta mobilização, foi chamada a atenção da imprensa e da sociedade em geral, porém nosso objetivo é pressionar a câmara de vereadores!
Neste sentido, convidamos todas e todos técnicos e auxiliares para comparecerem na próxima sessão da câmara dos vereadores que irá acontecer na próxima terça dia 23/08/2016 as 9:00 na câmara de vereadores de Cuiabá!