Após uma greve histórica em que a mobilização dos trabalhadores municipais de Cachoeirinha/RS conseguiu garantir o pagamento do salário atrasado e enfrentou os desmandes do governo municipal, que impõe parcelamento de salários à categoria, mais um ataque é empreendido aos municipários de Cachoeirinha e o seu Sindicato, com a criminalização do movimento dos trabalhadores, representado por um processo administrativo movido contra cinco trabalhadores.
Alegando “conduta escandalosa” e inventando falsos fatos a prefeitura busca punir os trabalhadores que junto com a categoria não aceitaram ataques aos seus direitos. O governo cria esse processo administrativo numa clara postura de perseguição política pós-greve. Todos os indiciados são representantes da categoria, sendo quatro dirigentes sindicais e um delegado e, não por acaso, quatro dos cinco indiciados são negros.
A INTERSINDICAL se solidariza com os trabalhadores do município de Cachoeirinha/RS e o Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA). Contra a criminalização das lutas e das organizações dos trabalhadores!
Contra o racismo!
Pelo fim das perseguições!
Pelo arquivamento do processo administrativo!