Na tarde do dia 26 de julho, mais um acidente provocado pelas péssimas condições de trabalho impostas pelo capitalismo arrancou a vida de 8 trabalhadores.
O acidente aconteceu na cidade de Palotina, região oeste do Paraná na empresa C.Vale que é considerada a quinta maior empresa do agronegócio na região sul do país e a segunda maior do estado.
O acidente que matou 8 trabalhadores, entre eles 7 haitianos e 1 brasileiro e deixou 11 feridos sendo 9 em estado grave e 1 desparecido se deu pela explosão de um silo de armazenamento de grãos que segundo informações do Corpo de Bombeiros armazenava mais de 10 mil toneladas de milho.
Essa é mais uma tragédia anunciada que escancara que o Capitalismo se mantém através da imposição de condições desumanas de trabalho submetendo a saúde e vida dos trabalhadores.
As empresas aumentaram seu desrespeito contra a vida dos trabalhadores se utilizando das medidas implementadas nos últimos anos no Brasil com a ampliação da terceirização e através da reforma trabalhista passaram como um trator esmagando direitos e vidas.
O acidente que arrancou a vida desses trabalhadores não pode ser considerado como uma “mera fatalidade”, ele foi provocado pela negligência patronal em relação à segurança e proteção dos trabalhadores, foi causado pela ausência de rigor dos órgãos de fiscalização que foram completamente sucateados nos últimos anos.
Além de toda solidariedade aos parentes e amigos das vítimas é no fortalecimento da luta do conjunto da classe trabalhadora que garantiremos o fim da impunidade contra os seguem matando os trabalhadores através das péssimas condições de trabalho e avançaremos na luta em defesa dos direitos e da vida