É ISSO QUE SIGNIFICA A TERCEIRIZAÇÃO E A PRIVATIZAÇÃO: MAIS MORTES, MENOS DIREITOS

Trabalhador em empresa terceirizada da SABESP morre soterrado em obra da Prefeitura de São Paulo
No dia 08 de dezembro um jovem trabalhador de 24 anos morreu soterrado na obra da Prefeitura de São Paulo realizada com a SABESP através de uma empresa terceirizada, a Engetami. A obra é para um novo corredor no bairro Santo Amaro em São Paulo que é de responsabilidade da Prefeitura, sendo a parte do esgoto de responsabilidade da SABESP, mais uma obra feita a toque de caixa pelo governo Municipal de Ricardo Nunes/MDB, pois sua única preocupação é com as eleições do ano que vem.
O soterramento que matou esse trabalhador poderia ter sido evitado se houvesse preocupação com a segurança e a vida dos trabalhadores, mas nem o escoramento necessário foi garantido nessa obra de coletor tronco de esgoto que tem mais de três metros de profundidade, ou seja, mais um trabalhador morreu, morreu soterrado pela negligencia e ganância das empresas por mais lucros.
A morte desse trabalhador provocada pelas péssimas condições de trabalho aconteceu na mesma semana em que o governo de Tarcísio de Freitas/Republicanos impôs com seus deputados na Assembleia Legislativa o processo de privatização da SABESP o que significará mais mortes por conta das condições de trabalho que irão piorar, como também irá piorar o acesso da população trabalhadora ao direito básico à água e saneamento.
Essa morte que só aconteceu porque não há investimento na proteção da saúde e da vida dos trabalhadores mostra o que significa entregar para as empresas privadas os serviços públicos: piora do atendimento a população trabalhadora de serviços essenciais e para os trabalhadores nas empresas terceirizadas e privatizadas mais acidentes, mais adoecimento, mais mortes e menos direitos e menos empregos.
Portanto a luta contra as privatizações e as terceirizações é uma luta por melhores condições de vida e trabalho, uma luta contra o Capital e seus governos de plantão que se mantêm na exata medida que atacam direitos e vidas da classe trabalhadora.