No dia 19/07/24 foram concluídos os primeiros julgamentos do Grupo de Trabalho (GT) da Cláusula 02 do Acordo Coletivo, que analisa os processos administrativos que culminaram em demissões de dirigentes, delegados e ativistas sindicais à partir de 2015, nos governos Temer e Bolsonaro.
Nesse sentido conseguimos uma vitória parcial, mas muito importante, que foram as READMISSÕES dos companheiros EDMAR LEITE E SERGIO LESSA, que foram demitidos em 2020 e 2016, respectivamente, após a montagem de processos motivados por nítida perseguição política, para tentar frear a atuação do SINTECT/MT em defesa da categoria e do conjunto da classe trabalhadora!
Mas, não conseguiram!
A vitória é parcial pq o companheiro Irineu Sampaio, que se encontra na mesma situação, ainda não foi readmitido, ficando a análise de seu processo para o próximo mês. Além dele, o processo do companheiro Jonas, de Rondonópolis, foi indeferido. Vamos lutar até o fim para que seja feita a justiça e todos os perseguidos políticos retornem!
Ademais, a readmissão garante o retorno de Edmar e Sérgio, mas, sem o pagamento dos valores retroativos, que serão buscados posteriormente, para que a justiça seja feita plenamente e para que os valores das ajudas de custo, autorizados pela categoria e tão cruciais para que os dirigentes se mantivessem firmes na luta, defendendo os trabalhadores, sejam restituídos ao sindicato!
Porém, independente disso, o retorno dos companheiros, por si só representa uma vitória da luta do conjunto dos trabalhadores e um tapa na cara daqueles que pensam que por meio das perseguições vão impedir o sindicato estar junto com os trabalhadores na luta diária contra todo tipo de assédio e por mais direitos e melhores condições de trabalho!
Nosso agradecimento à todos/as aqueles que sempre reconheceram a importância dos que foram demitidos/as devido à e nunca nos abandonaram!
INTERSINDICAL, SINTECT/MT, FENTECT E TRABALHADORES, MAIS DO QUE NUNCA, ESTÃO FIRMES NA LUTA!