No final de janeiro se encerrou o processo judicial em que se discutia a calúnia contra o companheiro Sidalino Orsi, conhecido como Pato Roco, metalúrgico de Campinas/SP e membro da Intersindical.
No dia 08 de março de 2023, Pato Roco foi acusado injustamente por uma funcionária do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas/ SP de agressão.
Era o período em que se organizava as eleições do Sindicato, a funcionária era apoiadora da chapa dos que romperam com a Intersindical e assim usaram da falsa denúncia de agressão para caluniar o companheiro Pato Roco.
Após a investigação dos fatos, do relato das testemunhas, o Judiciário concluiu que Pato Roco não agrediu a funcionária, como também não praticou assédio moral.
Tratava-se de tentar difamar a integridade e o caráter de um trabalhador que não abriu mão de suas convicções e se mantém firme na luta da classe trabalhadora.
A hoje atual diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos se utilizou da
falsa denúncia de agressão em diversos momentos da campanha para a eleição do Sindicato, utilizando-se dos mesmos métodos sórdidos da direita, que espalha mentiras para tentar se impor.
Mas, a justiça foi feita, Pato Roco foi absolvido da falsa acusação e segue junto à Oposição dos Metalúrgicos de Campinas e região/Intersindical na luta em defesa dos direitos.
Firmes para retomar o Sindicato como instrumento independente em relação aos patrões e governos, autônomo em relação aos partidos, junto à base para ampliar a luta por melhores condições de vida e trabalho.