Acabou na manhã de hoje a apuração da eleição do Sindicato dos Trabalhadores nas Agroíndustrias de Chapecó/SC e os trabalhadores juntos e firmes com a CHAPA 1 se colocaram em movimento e reafirmaram a decisão de manter seu Sindicato na luta e não permitir a volta dos pelegos que por décadas mantiveram o Sitracarnes submisso aos interesses dos patrões.
Os patrões tentaram através de seus pelegos da Força Sindical voltar a época em que o Sindicato estava sob seu controle, mas não conseguiram. Mesmo com a intervenção do Judiciário que impôs que a eleição acontecesse apenas num dia e determinou que sindicalizados e não sindicalizados votassem, a categoria de conjunto se colocou e movimento.
Trabalhadores na BRF, extrapolando a fronteira das nações, juntos brasileiros e haitianos fizeram enormes filas e reafirmaram com firmeza a determinação de manter o Sindicato na luta.
O mesmo nas demais empresas e na urna da sede do Sindicato onde votaram os trabalhadores afastados em licença médica (muitos por problemas de saúde provocados pela condições de trabalho) e os aposentados. A grande maioria demonstrava na determinação do voto na CHAPA 1, o empenho de impedir a volta do tempo em que quem mandava no Sindicato era os patrões.
Mais de 3 500 trabalhadores votaram. Veja abaixo os números da eleição:
CHAPA 1: 2725 VOTOS
Chapa 2: 438 votos
Chapa 3: 275 votos
A vitória da CHAPA 1 é mais um belo exemplo de que quando há compromisso de classe, os Sindicatos se consolidam como instrumentos de luta e organização da classe trabalhadora.
A INTERSINDICAL segue junto e firme com companheiros da atual direção do Sindicato, uma construção que não começou agora. Já antes da eleição de 2010, quando de maneira organizada e clandestina organizamos nossa Oposição que derrotou os pelegos e nesses últimos 5 anos com muito ação junto aos trabalhadores avançamos na luta e ampliamos direitos.
Agora é consolidar o trabalho iniciado e seguirmos ampliando as trincheiras de nossa organização e luta.