Por Sindicato dos Trabalhadores nos Correios – PR
O ano de 2016 irá trazer muitos ataques, mas os trabalhadores mostram que também haverá MUITA LUTA! No Paraná, os primeiros meses do ano foram intensos em greves e mobilizações. Além da greve estadual do dia 27 de abril, houve mobilizações em várias unidades:
✔ JANEIRO
• UMUARAMA: Em janeiro, houve greve na região de Umuarama pela volta do atendimento médico na região, que retornou graças a luta da categoria!
✔ FEVEREIRO
• CURITIBA – SÃO BRAZ: Em fevereiro, foi a vez dos trabalhadores do CDD São Braz. Eles fizeram greve, tiveram avanços na pauta de reivindicações e conseguiram barrar o DDA na unidade!
✔ MARÇO
• COLOMBO: Em março, os trabalhadores do CDD Colombo aprovaram indicativo de greve contra o assédio moral, sobrecarga de trabalho e condições de trabalho precárias. Essa pressão foi fundamental para o avanço na pauta de reivindicações da unidade!
• CURITIBA – BACACHERI: No dia 4 de março, os trabalhadores dos Correios da AC e CDD Bacacheri, em Curitiba, entraram em greve após um assalto. A pressão trouxe resultados: foram instaladas câmeras no exterior da agência. Porém, a mobilização dos ecetistas pelo cumprimento das demais reivindicações por segurança continua, e se a ECT não garantir o cumprimento eles podem paralisar novamente!
✔ ABRIL
• PÉROLA: Após assembleias, indicativo de greve e mobilização, os trabalhadores da Agência dos Correios de Pérola, em conjunto com o Sintcom-PR, conquistaram a mudança do local de trabalho para uma unidade provisória mais adequada, até a reconstrução da agência. A mudança do local de trabalho já era uma reivindicação antiga, que os trabalhadores lutavam há anos!
• BANDEIRANTES: Os trabalhadores da AC Bandeirantes, a 100 quilômetros de Londrina, se mobilizaram contra a falta de condições de trabalho: DDA, falta de moto para entregas e sobrecarga de trabalho – carteiros chegavam a andar 15 quilômetros por dia. Após aprovarem indicativo de greve, pressionaram a empresa e conseguiram vitórias: foi enviado apoio na unidade, implantada a entrega matutina e melhoraram o horário de almoço. A luta pelas demais reivindicações continua!
• REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: No início de abril, houve paralisação no CDD Fazenda Rio Grande, na Unidade de Distribuição Jardim Paulista – em Campina Grande do Sul – e na AC Quatro Barras. Os trabalhadores lutam contra a sobrecarga, falta de segurança e falta de condições de trabalho, e seguem firmes pelo cumprimento das reivindicações!
• PIRAQUARA: Em abril, os trabalhadores do CDD Piraquara aprovaram indicativo de greve contra a diminuição do número de distrito, sobrecarga, ventiladores quebrados e falta de manutenção dos veículos. Graças à pressão dos trabalhadores, houve avanços: consertaram motos, bicicletas e ventiladores e enviaram apoio operacional. Os trabalhadores permanecem em estado de greve pelo cumprimento das demais reivindicações!
✔ MAIO
• APUCARANA: O trabalhadores do CDD Apucarana permaneceram em greve por sete dias, entre 2 e 6 de maio, para reivindicar o fim da sobrecarga e por condições de trabalho na unidade. A luta trouxe as vitórias: readequação dos setores, o serviço de trânsito que era feito pelos carteiros será passado para os trabalhadores internos, prioridade nas transferências de funcionários para Apucarana, não haverá relaliação ou retirada de função e os dias parados serão negociados com o Vigep em Brasília. Além disso, está sendo enviado apoio para a realização das atividades!
• CDD UBERABA E CDD SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: Após assembleias e indicativo de greve, houve readequação dos setores dessas unidades. Os trabalhadores continuam em estado de greve pelo cumprimento das demais reivindicações!
• SANTA HELENA: Os trabalhadores da AC Santa Helena fizeram dois dias de greve, 30 e 31 de maio, para reivindicar mais efetivo para a unidade, implantação de mecanismos de segurança, instalação de ventiladores e melhores condições de atendimento para os clientes. Eles seguem em estado de greve para pressionar a ECT!
• LONDRINA: No dia 12 de maio, os trabalhadores do CDD Londrina Norte se reuniram em assembleia para organizarem sua mobilização pelo cumprimento das pautas locais: implantação do último Sistema de Distritamento – SD, reposição das vagas dos trabalhadores que saíram da empresa pelo Plano de Desligamento Incentivado para Aposentado – PDIA e cronograma de entrega matutina. Após decidirem pelo indicativo de greve, o Sintcom-PR se reuniu com a ECT, e ficou acordado que a empresa irá implantar o SD e que a unidade receberá apoio operacional. Além disso, a implementação da entrega matutina será agilizada.
✔ JUNHO
• GUARAPUAVA: Em Guarapuava, faltam médicos e hospitais que atendam os trabalhadores porque não estão sendo pagos pelo Postal Saúde. Queremos o retorno imediato do atendimento! Os trabalhadores se reunirão em assembleia no dia 7 de junho, e se o atendimento não voltar, é greve!
• CURITIBA – CDD CARMO: No dia 8 de junho, os trabalhadores do CDD Carmo farão uma assembleia para discutir a mobilização pelo cumprimento das reivindicações por melhores condições de trabalho na unidade.